top of page
  • Foto do escritorRamon Ferreira Silva

Frameworks PHP são ruins?

Atualizado: 11 de jul. de 2019


Logo PHP
Linguagem de Programação PHP

Recentemente Rasmus Lerdorf, criador da linguagem Php, declarou em uma conferência que devemos evitar o uso de frameworks php. Os motivos os quais ele listou são os seguintes:

  1. Frameworks executam o mesmo código repetidamente sem necessidade

  2. Frameworks necessitam de muitas classes interdependentes

  3. Frameworks induzem a soluções desnecessariamente complicadas

  4. Frameworks duplicam a função do servidor web

Bom eu não concordo com que os motivos listados invalidem o uso de frameworks, sejam eles escritos Php ou em qualquer outra linguagem. Por isso eu listei quatro motivos pelos quais eu uso frameworks.


Não reinventar a Roda


Os Frameworks foram criados para facilitar a vida dos desenvolvedores, abstraindo funcionalidades repetitivas e chatas, como por exemplo acesso a banco de dados, ou autenticação. Você não precisa inventar uma nova maneira de acessar o banco de dados, fazer queries ou validar campos de um formulário quando alguém já criou isso para você.


Hoje em dia existem frameworks e microframeworks para praticamente qualquer tipo de situação. Além disso os frameworks ajudam a manter o código melhor organizado.Implementação padrões arquiteturais com MVC, ORM, Active Record e outros.


Os Desenvolvedores dos Frameworks são melhores do que você


Você pode até ser um excelente desenvolvedor, mas diante de uma comunidade inteira de desenvolvedores, você dificilmente será o melhor. Além disso várias cabeças pensam melhor que uma. Para criar um framework, o desenvolvedor tem que ter um altíssimo nível de conhecimento da linguagem, padrões, arquitetura, reuso, etc.. Resumindo, esses desenvolvedores estão num nível muitas vezes acima do nosso cotidiano. Por isso o código criado por eles muitas vezes é superior ao código que você cria no dia a dia para resolver diversos problemas típicos que um framework já resolveu.


Desempenho não é Tudo


Muito se toca na tecla que PHP puro tem um desempenho muito melhor do que de qualquer framework. Mas será que você precisa de um desempenho tão superior assim?Na maioria das vezes não, talvez você esteja apenas criando um admin ou um sistema que será usado por 10 ou 20 usuários. Mesmo quando há uma necessidade de uma grande escalabilidade e desempenho, há formas de garantir isso mesmo com o uso de framework.


Entre essas soluções temos o Varnish, Redis, MemCache, balanceadores de carga. Essas soluções são amplamente usadas por diversos sites e portais pelo mundo e já está comprovado que funciona.


Você é pago para resolver o Problema do Cliente


Os Frameworks não são criados pensando e tornar o código mais rápido, e sim em tornar o desenvolvimento do código mais ágil. O Cliente não quer saber como você faz a conexão com o Banco ou como você faz para renderizar um view. Ele quer ter o seu problema resolvido, quer ter um sistema que funcione e ajude o negócio dele a lucrar mais. Com o uso de framework, você entregará valor mais rápido e deixará seu cliente mais feliz. A consequência disso é que você será bem visto e poderá até cobrar mais :).


Concluindo


Frameworks não são como balas de prata, não resolvem tudo e há situações que não são recomendados, mas em sua maioria eles vêem para tornar nossa vida melhor.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page