top of page
  • Foto do escritorRamon Ferreira Silva

Como Otimizar o desempenho das suas Listas no Android

Atualizado: 27 de ago. de 2019


Lista de Versões do Android com suas logos
Lista de Itens no Android


Listas No Android


As listas são os tipos mais comuns de visualização de dados no Android. Basicamente quase tudo usa listas: Contatos do Telefone, emails, ligações perdidas, etc..

O Android possui muitas otimizações para os diversos tipos de Listas existentes, mas por vezes ainda nos sentimos penalizados pelo desempenho, sobretudo quando usamos scroll em listas muitas longas.


Isso é especialmente verdade em aparelhos menos favorecidos. Nós desenvolvedores geralmente temos acesso aos modelos Top de Linha, e nos esquecemos que a maioria das pessoas não possui aparelhos tão poderosos.


O problema de Desempenho


O problema de desempenho se deve a forma como as listas são renderizadas no android. Para trabalhar com listas no Android usamos um Adapter que itera sobre a lista de chama o método getView() para cada item.

Funcionamento do carregamento de itens em uma Lista


  1. Na primeira vez que um item é carregado a nossa convertView é nula então o layout do item da lista é inflado, e então buscamos nosso elementos na View do método findViewById().

  2.  Na segunda vez que um item é carregado, nossa convertView não é mais nula, então não precisamos inflá-la, porém chamamos mais uma vez o findViewById para buscar as referências aos nossos elementos da View.

  3. Para cada item da nossa listas isso se repete, e chamamos o findViewById repetidas vezes.

O método findViewById é um método muito custoso, ele recorre todos os elementos da nossa View e verifica o seu ID, para só então retornar uma instância daquela objeto. Quando menos vezes isso for feito, melhor.


O Padrão ViewHolder


O padrão viewHolder é um padrão de projetos que permite que cada elemento visual dos itens da nossa lista sejam acessados sem que haja necessidade de ficar buscando-os na view repetidas vezes. Isso diminui em muito a carga de processamento e torna a rolagem da lista mais fluída, mesmo em aparelhos menos poderosos.

Carregamento de Listas  com View Holder
Carregamento de Listas com View Holder

Agora usando a viewHolder, nossa pesquisa por elementos fica cacheada e não precisamos mais buscar suas instâncias com findViewById. Vejamos como ficou o novo fluxo.

  1. A primeira vez que um item é carregado a nossa convertView é nula então o layout do item da lista é inflado, e então buscamos nosso elementos na View do método findViewById().

  2. Na segunda vez que um item é carregado, nossa convertView não é mais nula, ótimo. E como possuímos uma instância da nossa viewHolder, não precisamos buscar os elementos na View, basta usar as referências que já possuímos.

  3. Nas vezes subsequentes, nossa convertView nunca será nula, e não precisaremos nunca mais buscar instâncias do elementos com findViewById.


Código de Exemplo

 public View getView(int position, View convertView, ViewGroup parent) {
        ViewHolderItem viewHolder;

        if(convertView == null){

            LayoutInflater inflater = ((Activity) mContext).getLayoutInflater();
            convertView = inflater.inflate(mLayoutResourceId, parent, false);

            viewHolder = new ViewHolderItem();
            viewHolder.textViewItem = (TextView) convertView.findViewById(R.id.textViewItem);

            convertView.setTag(viewHolder);

        }else{
            viewHolder = (ViewHolderItem) convertView.getTag();
        }

        String item = mData[position];

        if(item != null) {
            viewHolder.textViewItem.setText(item);
            convertView.setTag(viewHolder);
        }

        return convertView;
    }

Você pode baixar o código completo aqui no meu GitHub.

Até a próxima.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page